Salto terá Virada Cultural com 30 horas de programação

Da Pá Virada Cultural é o primeiro evento organizado pelo FPC
Da Pá Virada Cultural é o primeiro evento organizado pelo FPC

Salto terá sua primeira virada cultural com diversas intervenções de artísticas de Salto e da região durante a “Da Pá Virada Cultural”, promovido pelo Fórum Permanecente de Cultura – FPC.
A programação começa no dia 31 de maio e encerra no dia 1º de junho com 30 horas de atividades espalhadas pela Praça XV de Novembro, coreto da Praça da Matriz, Espaço Taperá, DT!Up Photobar, Feira Livre da Praça da Saudade e no Auditório Maestro Gaó. A programação completa tem entrada gratuita.
Mais detalhes na edição impressa.
Programação completa:

  • Sábado, 31 de maio

PALCO PRAÇA XV DE NOVEMBRO
14h – Banda Pandora (rock nacional) – A Banda Pandora foi formada em Salto em 2012 e reúne músicos experientes e criativos com trabalhos de autoria própria. No palco a Pandora se apresenta com a vocalista Juliana Paes cantando covers e grandes sucessos do rock internacional e todas as composições próprias da banda.
15h – Banda Holiday Nice (hardcore/punk)
15h – Estúdio na Praça (sessão ao vivo com o maquiador e figurinista Marcelo Pranstetter) – Para participar basta acompanhar o make e fazer sua foto
17h – Leticia Nicolielo (bossa nova e MPB)
18h – Clube dos Violeiros de Salto (moda de viola) – Em sua participação no “Da Pá Virada Cultural”, no sábado (dia 31/05), às 18h, na Praça XV de Novembro, levará as seguintes atrações: Godói & Godoizinho, Clemente Souza & Dayane, João Rosa & Neide Franklin, Dino Monteiro & Luís Cesar, Nelsinho, Pinheiro, Lando Dia, Aquarense, Pedro Henrique & Renato, Luís Carlos & Silvano, Geno de Aquino, Milton Batista, Zé Rocha & Tião Martins e Sandro Silva.
20h – Girassol Studio de Dança (jazz dance)
20h30 – Ballet Viviane Guerrero
21h – Micaela Zotte (ballet contemporâneo)
21h15 – Faces Ocultas Cia de Dança

CORETO PRAÇA DA MATRIZ
(Praça Antonio Vieira Tavares – Centro)
19 às 20h30 – Banda Gomes Verdi

ESPAÇO TAPERÁ
(Rua Itapiru, 983 – Centro)
15h – Cláudia Rosa (Viagem pela Imaginação – contação de história para crianças) – Cláudia Rosa é formada em Pedagogia e utiliza a contação de histórias como forma de encantamento de crianças, jovens e adultos, para estimular a leitura, o resgate cultural e a valorização das histórias pessoais de cada participante.
16h30 – Cia. Anomalias Teatrais (espetáculo “O Menestrel”) – Monólogo baseado em um poema de William Shakespeare, mostra de forma direta que nós humanos nos prendemos a muitas coisas materiais e não nos importamos com as pequenas coisas e pequenos gestos que são valiosos e importantes em nossas vidas, como um sorriso, um abraço, um gesto de amizade.
18h – Luana Nucci (MPB)
19 – Sarau temático – Homenagem ao Modernismo (Academia Saltense de Letras, Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari e convidados) – Poemas e trechos de prosa do período foram escolhidos para divulgar escritores que marcaram as três fases do Modernismo, entre eles: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, João Guimarães Rosa e Vinícius de Moraes.
21h – Coral Etern’Italia – Nesta primeira “DA PÁ VIRADA CULTURAL” o coral aproveitará a homenagem ao Modernismo a ser feita pela Academia Saltense de Letras, e enfocamum panorama de acontecimentos significativos contemporâneos à realização da Semana de Arte Moderna, escolhendo como repertório canções a eles relacionados.
14 às 22h – Exposição de obras da artista plástica Alba Milioni
14 às 22h – Exposição Fotográfica “Olhares em P&B” do grupo 5 Click Salto – O Grupo 5 Click Salto é formado pelos fotógrafos Geraldo Betiol, José Gaspar Brunelli, José Roberto Perina, Luiz Carlos Trevizan e Omar Melussi. No “Da Pá Virada Cultural” apresentarão, no Espaço Taperá, no dia 31/05, das 14 às 22h, uma Mostra Fotográfica 50 trabalhos em preto e branco, tamanho 30×45 cm.

DT!UP PHOTOBAR
(Rua Rui Barbosa, 1708 – Jd. São Francisco)
19h30 – Curta o Curta! Exibição e discussão de filmes em curta-metragem, sob coordenação da professora Fernanda Cobo, do Ceunsp
19 às 22h – Exposição de obras do artista plástico Paulo Lara

  • Domingo, 1º de junho

FEIRA LIVRE DA PRAÇA DA SAUDADE
4 às 9h – Saída fotográfica organizada pelo DT!UP Photobar
9h – Ronei Brabo Dança de Salão e Kombi Balada com DJ Xuxa (show de tango e gafieira)

PALCO PRAÇA XV DE NOVEMBRO
10h – Banda Marcial
12h – Sonorização Projeta
14h – Projeto Cultura Pura (axé e sertanejo country)
14h – Roda de capoeira com os grupos Cultuarte Capoeira, Ave Branca e Afromix Capoeira
15h – Família Patriah Nossa (Cultura Hip Hop)
17h – Banda Lual Nativa (reggae) – A Lual Nativa é uma banda de reggae de Salto/SP, formada pelos amigos Henrique (contrabaixo), Lucas (guitarra solo), Fernando –(vocal/guitarra), Robinho (bateria), Alan (percussão/back vocal) e Eliene (back vocal).
18h – Zamba Tema (samba rock, funk e soul) –
Banda de samba rock, funk e soul apresentando o melhor de Jorge Ben, Tim Maia, Marku Ribas, Clube do Balanço, Walmir Borges entre outros.
19h – Bateria Show Majestade Samba Chic (samba)
10 às 19h30 – Feira de Artesanato

AUDITÓRIO MAESTRO GAÓ
(Rua Marechal Deodoro, 203 – centro)
20h – Circo-Teatro Guaraciaba (espetáculo “A Canção de Bernadette”) – O Circo-Teatro Guaraciaba conta com mais de 68 anos de existência e faz a adaptação do filme “A Canção de Barmadette” sucesso de crítica e bilheteria de 1943. Enredo: França, 1858. Nos subúrbios da cidade, a adolescente Bernardette tem uma visão. Os moradores consideram que a imagem é a Virgem Maria. O governo e as autoridades locais considera que Bernadette está louca e faz o possível para abafar o assunto. Apesar disso, com o passar do tempo, ela atrai mais seguidores, alterando profundamente suas vidas.


TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM