Empresa

O Taperá surgiu em 21 de abril de 1964 como uma revista semanal. Só depois de 10 anos, no dia 20 de abril de 1974, ele passou a ser um jornal impresso pelo sistema tipográfico. Na década de 80 sofreu a primeira modernização, com a compra de linotipos e impressoras planas.

Mas, por que Taperá? O que é um taperá?

Taperá, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa é uma ave da família dos passeriformes. “A cor de suas penas é pardo-acinzentada, mais clara na parte inferior, com o meio do peito e o abdome branco. É conhecida também como andorinha-do-campo, major e chabó”.

Esse tipo de andorinha é o símbolo de Salto, pois bandos delas eram vistos ao amanhecer e ao entardecer, quando chegavam ou saiam, depois de passar a noite agarradas nas pedras da cachoeira.

Utilizando a ave-símbolo da cidade como nome, nasceu o jornal Taperá. Os fundadores do jornal foram: Januário Manoel Carola, Edmur Ignácio Sala e Valter Lenzi. Os dois primeiros faleceram em 1974 e 1996, respectivamente. Porém, quando faleceu, Edmur não ocupava mais a direção do jornal, pois se afastou nos primeiros anos de existência.

Informações Técnicas – Edição de Sábado

Páginas com 52 cm de altura por 29,7 cm de largura; são 6 colunas com 4,5 cm cada uma de largura. Cadernos Geral, Caderno 2, Esportes e Classificados. Impressão em cores em aproximadamente 20 páginas, o número de páginas varia de acordo com cada edição, com tiragem de 6.500 mil exemplares.

Serviço

O jornal Taperá oferece espaço para que o leitor se manifeste, através de cartas, e-mails ou de uma secretária eletrônica, que fica à disposição dos leitores aos sábados e domingos.

O Taperá na Internet

Com o advento da informática e com o crescente número de pessoas que possuíam – na época – acesso à Internet, o jornal Taperá também criou seu site com notícias e o colocou no ar, em março de 1999.

Após cinco versões anteriores, o Taperá lançou sua mais nova versão para Internet, com notícias diárias da cidade de Salto e região, o que possibilita que os leitores on-line do jornal possam acompanhar o dia-a-dia do município.

O site do Taperá conta com notícias de todos os tipos, sejam elas, policiais, esportivas, gerais, culturais, empresariais, galeria de imagens, TV Taperá e outras áreas.

Além disso, também traz vídeos que complementam matérias divulgadas.

Com isso, o Taperá voa mais alto e mais longe…