Indaiá: Defesa Civil antecipa a ‘Operação Estiagem’ em 15 dias

Pelotão do projeto “Educando para a Vida” escalado para a distribuição
Pelotão do projeto “Educando para a Vida” escalado para a distribuição

A Defesa Civil de Indaiatuba antecipou em 15 dias o início da “Operação Estiagem”, prevista para começar em 1º de junho, devido à falta de chuvas significativas nos últimos 30 dias, como forma de preparar a população.
A “Operação Estiagem” prevê a distribuição de informativos de orientação sobre o tema para a população por meio do pelotão do projeto “Educando para a Vida” e o início da entrega do material ocorreu nesta terça-feira (13).
O coordenador de Defesa Civil da Prefeitura, João Carlos Boldrin, disse que as orientações são para tomar muita água e evitar fazer exercício nos horários de pico, ou seja, das 10 às 16 horas, em que há menor umidade do ar.
Apesar da formalização da medida, os órgãos envolvidos permanecem alertas desde janeiro, já que a preparação voltada à “Operação Verão”, quando ocorrem muitas chuvas, foi surpreendida pela ausência de chuvas de grande porte.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, o plano está baseado na adoção de medidas antecipadas à deflagração de focos de incêndio em áreas de vegetação e no acompanhamento dos índices de umidade relativa do ar.