Consumo de água cai 24% nos últimos 6 meses em Indaiatuba

Crianças aprendem como economizar água e a importância desse produto nas suas vidas em programas nas escolas
Crianças aprendem como economizar água e a importância desse produto nas suas vidas em programas nas escolas

O consumo de água tratada, fornecida pelo SAAE, caiu 24%, entre janeiro e agosto deste ano, em Indaiatuba. A autarquia informou nesta sexta-feira (29) que a redução se deve a medidas contra o desperdício.
A principal dessas ações é o programa de combate às perdas na rede de distribuição, realizado a partir da substituição de trechos de redes, de adutoras e ramais antigos, o que elimina os vazamentos.
O programa funciona ainda por meio da conscientização da população. Para isso, o SAAE realiza campanhas sobre o uso correto da água, principalmente nesse período de estiagem atual.
Há ainda programas permanentes de educação ambiental nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura local, os quais têm reduzido cada vez mais o consumo nas unidades.
Em 2014, por exemplo, com a implantação do programa “Educa Água” nas escolas da rede, houve uma redução de 28% no consumo em 25 escolas municipais de Ensino Básico, as Emebs.
Um dos grandes problemas no consumo consciente é o vazamento na rede interna das residências, que nem sempre é visível. Por isso, é importante que se faça a manutenção constante na rede.
O SAAE está distribuindo junto às contas de água de agosto e setembro um panfleto mostrando como evitar o desperdício e como fazer uma checagem para verificar se há vazamentos no imóvel.