Indaiá: Câmara vai discutir a criação ou não de feriado

O vereador Derci de Lima (PT), autor de projeto que transforma o dia 20 de novembro em feriado municipal em Indaiatuba
O vereador Derci de Lima (PT), autor de projeto

O vereador Derci de Lima (PT) coordena no próximo sábado (13), às 15h, na Câmara de Indaiatuba, um seminário que vai discutir a oportunidade ou não de se transformar 20 de novembro em feriado.
Nesse dia se comemora a Consciência Negra em todo o país, data em que nasceu o escravo mais famoso do Brasil, Zumbi dos Palmares, e na qual a cultura negra é reverenciada e suas mazelas debatidas.
A razão do seminário é que projeto do vereador, instituindo o feriado municipal no dia 20 de novembro como ocorre em outras cidades, foi rejeitado no ano passado e ele o reapresentou este ano.
Para Derci, o principal motivo para a rejeição em 2013 foi o modelo de sociedade em vigor em Indaiatuba, no qual o capitalismo influencia o calendário da cidade e a política local e o lucro dita os costumes.
“Um dia a menos de trabalho significa menos lucro para as empresas. O povo negro já foi vítima dessa lógica. Os escravos eram tratados como mercadoria, propriedade. Isto precisa mudar”, disse ele.
O parlamentar argumenta que Indaiatuba é uma das poucas cidades que ainda não comemoram a data e citou cidades próximas que já o fazem, como Campinas, Hortolândia, Sumaré, Salto, Itu e Sorocaba.
O novo projeto instituindo a data como feriado deve entrar em votação neste mês. “Precisamos da presença de todos para mostrarmos à sociedade local e ao poder público que a população quer o feriado”.